pre-ref 52  

Ref. 52:
Esta é uma referźncia ą página do Web site feito pela Igreja Cristč Construtores de Pontes (Sw.: Brobyggarna Kristen Församling) em Gothenburg. O artigo original foi publicado no jornal de Gothenburg dia 2 de janeiro de 2002. O artigo discute algumas declaraćões surpreendentes feitas pelo arcebispo da igreja Sueca (Sw.: Svenska Kyrkan)

Traduzido para a sua lingua lź-se (em parte):  


Um Arcebispo nčo Cristčo

Nčo foi Jesus carregado por uma mulher nova e pura, a virgem Maria? Nčo aconteceu numa mangedoura em Belém? Nčo foi em conecćaõ com um recenseamento que José e Maria foram lá? Nčo vieram os reis magos do Leste guiados por uma estrela, para adorar o recém-nascido Rei dos Judeus?

Se o arcebispo KG Hammar, e seus pensamentos do Natal na TV1 na Noite de Natal, devem ser acreditados nós nčo podemos hoje em dia ter certeza de uma coisa ou de outra. Mas ao invés acreditar no " Natal Cristčo" que o arcebispo apresentou, nomeadamente

  • A conversa sobre o nascimento virgem expressa uma ansiedade da humanidade, especialmente os Judeus, de se connectar com Deus.
  • A atenćčo ą volta no nascimento de Jesus Ź para ser enetendido de acordo coma prespectiva daqueles dias debaixo da opressčo dos Romanos.
  • Jesus nčo era o “unico” filho – Os Salmos descrevem o rei de Israel como filho de Deus. Que Jesus seria rotolado mais pelas suas qualificaćões do que por uma real recognizaćčo divina.
  • A visita dos reis magos do leste Ź uma grande expressčo da humanidade que desejava um Deus e nčo um facto historic.

Quando o representante de teologia e da igreja nega a autenticidade dos fatos históricos deixados atrás pelas primeiras testemunhas oculares, os apóstolos, entčo os testemunhos das autoridades seculares invadem-nos. Os astrónomos britČnicos David Clark, John Parkinson e Richard Stephenson revelaram alguns anos atráz que tinham arado todos os originais históricos da astronomia do mundo para os anos de 10 BC e 13 AD. Nos registros de observaćões da astronomia na China e na Coreia tinham encontrado a informaćčo sobre um estranho “nova” que foi visto no espaćo acima do Médio Oriente no ano de 4 BC, em outras palavras na altura do nascimento de Cristo.

Infelizmente, as declaraćões pelo arcebispo nčo sčo um acidente em sua linha de trabalho. Apenas o oposto. É apenas um fragmento de um retrato maior apresentado em seu livro publicado o ano passado: O`Ecce Homo-Jesus após dois mil anos’ nisso ele basicamente rejeita as fontes autoritivas sobre os eventos históricos sobre o qual nossa fé cristč foi nascida. Nenhumas das informaćões do que Jesus disse e fez precisam de ser levadas literalmente e seriamente.

Esta negaćčo da autenticidade do registro bíblico vem do arcebispo numa altura em que a pesquisa Sueca autoritiva da Bíblia - usando o método secular de pesquisa - mostrou o oposto, nomeadamente a fiabilidade do registro bíblico. (Veja a dissertaćčo do professor Emérito Birger Gerhardsson “Memória e Manuscrito”, 1961).

O fato de que é o arcebispo ele mesmo que faz esta negaćčo, faz com que seja mais dificil de engulir. O prefixo de seu título (isto é “Arch” no arcebispo) sugere que, mais do que qualquer outra pessoa, Ź suposto guardar (episkopos) a fé pura e nčo deixar corromper a pregaćčo do Evangelho.

Por: Samuel Svensson, pastor Pentecostal e candidato doutoral no Novo Testamento exegético (pesquisa da Bíblia que explica os livros da Bíblia).


Para ler o texto original em Sueco clique aqui (tamanho do ficheiro: 64 k)